Início

Atividades de aprendizagem

Atividades como histórias sociais, MTS e quebra-cabeças ajudam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, promovendo a aprendizagem e independência de indivíduos com atrasos de desenvolvimento.

História social

História social

As histórias sociais ajudam indivíduos com atrasos de desenvolvimento a prever acontecimentos, como atividades e eventos. Elas orientam comportamentos em situações específicas, auxiliam no entendimento de atividades de autocuidado e eventos sociais, e antecipam situações desconhecidas, como mudanças ou perdas.

Saiba mais ›

MTS (Matching to sample)

MTS (Matching to sample)

Matching to Sample (MTS) ou Pareamento de acordo com o modelo é um procedimento usado para relacionar itens, como letras, números ou imagens, com estímulos correspondentes. Por exemplo, ao ver a palavra "BOLO", o indivíduo escolhe a figura correspondente entre três opções. Sidman e Tailby (1982) mostraram que o MTS pode formar classes de estímulos equivalentes, permitindo ao indivíduo aprender novas relações entre palavras e imagens sem treino direto.

Saiba mais ›

Quebra cabeças

Quebra cabeças

Os jogos, como o quebra-cabeça, são valiosos para a aprendizagem escolar e clínica, especialmente para indivíduos com atrasos de desenvolvimento. Além de promover independência, o quebra-cabeça auxilia no desenvolvimento da atenção, percepção, rastreamento visual e habilidades motoras. Em ambientes clínicos, escolares ou residenciais, é possível programar sequências de dificuldade crescente para garantir o sucesso do aprendiz.

Saiba mais ›