Matching to sample (MTS) ou Pareamento de acordo com o modelo (em português) é um procedimento usado para relacionar itens/imagens, letras ou números, figuras idênticas, diferentes, semelhantes e arbitrárias (itens/imagens fisicamente diferentes, porém relacionadas, como por exemplo, palavras e figuras).
No procedimento de MTS, na presença de um dado estímulo-modelo (ex., palavra impressa) o indivíduo é ensinado a escolher uma, de três figuras apresentadas.
A figura escolhida deve estar diretamente relacionada ao modelo. Por exemplo, diante da palavra escrita BOLO, o indivíduo é ensinado a escolher entre as três figuras apresentadas (bolo, vaca e copo), sendo o estímulo correto a ser escolhido: a imagem do bolo. Sidman e Tailby (1982) descreveram o uso do MTS na formação de classes de estímulos equivalentes, que permite o estabelecimento de uma rede de relações entre estímulos (palavras escritas, faladas, figuras, ditado, escrita) e a geratividade de repertório novo, diretamente não ensinado, em outras palavras, o indivíduo é capaz de aprender uma série de relações entre palavras e imagens e formar outras, sem treino direto.